LilySlim Weight loss tickers

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os brotos e a saúde

Tradicionais na culinária oriental, como nas receitas chinesas e indianas, os brotos vêm ganhando popularidade também no Brasil. O melhor de tudo é que, além de serem leves e naturais, eles contêm uma boa diversidade de nutrientes, tornando seu prato mais saudável.

Uma das principais vantagens desse tipo de alimento, inclusive, é o seu baixo valor calórico. Se o controle do peso for uma preocupação, o broto é excelente aliado. Afinal, há apenas 35 calorias em cada cem gramas. De acordo com a nutricionista Maristela Romando Duarte, de São Paulo, os brotos que nada mais são do que a planta em fase de germinação oferecem, ainda, uma série de minerais, enzimas e antibióticos naturais.

“A fase de germinação corresponde a uma espécie de pré-digestão, em que as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos em açúcares e as gorduras em ácidos graxos. Assim, as sementes germinadas são de mais fácil absorção pelo organismo”, explica Maristela.

Os brotos podem ser consumidos crus, na salada; refogados em conjunto com a carne vermelha ou de frango e até mesmo ao lado do macarrão, como na cozinha japonesa. Existe uma ampla variedade de brotos, entre eles os de feijão, bambu, brócolis, alfafa, ervilha, trigo, trevo, girassol. Conheça melhor os principais benefícios de alguns deles:


Alfafa: tem vitamina A e magnésio, bem como substâncias que ajudam na regulação da pressão arterial. Mesmo conservado na geladeira, não é bom demorar muito a consumir, já que estraga fácil. Os mais frescos são sempre os de cor mais clara. Quem sofre de lúpus doença que afeta articulações, pele e outros órgãos não deve comer, já que esse tipo de broto é capaz de despertar os sintomas.


Bambu: rico em proteína vegetal, vitamina C e as do complexo B, além dos minerais cálcio e fósforo. Sua ingestão constante auxilia na digestão e na saúde do intestino.


Feijão: além de vitaminas e sais minerais, apresenta compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes responsáveis por retardar o envelhecimento das células. É costume em alguns países usar o alimento para ajudar na redução da temperatura corporal em casos de febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"