LilySlim Weight loss tickers

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alimentação e insuficiência renal

A insuficiência renal compromete a capacidade dos rins de, ao filtrarem o sangue, eliminar substâncias que em excesso fazem mal ao organismo. De acordo com a nutricionista Suzana Medina de Castro, de São Paulo, a mudança de hábitos alimentares, no entanto, é capaz de prevenir o problema e até mesmo amenizar os sintomas em fases mais agudas.

Segundo ela, uma das primeiras providências a serem tomadas por quem tem propensão a sofrer de insuficiência renal deve ser a moderação no consumo de alimentos ricos em sódio. “A alta quantidade de sódio agrava o risco da doença e não pode ser eliminada de modo adequado por um rim já comprometido”, diz ela, lembrando que o acúmulo de sódio no organismo provoca um imenso mal-estar.

Assim, Suzana sugere substituir totalmente os temperos prontos que são grandes fontes de sódio pelos de paladar mais natural. Ou seja, em vez do molho de tomate, por exemplo, o ideal é prepará-lo em casa, com o alimento in natura misturado a folhas como hortelã, orégano e manjericão, alho, cebola etc.. Outra recomendação é usar menos o saleiro e mais opções como o sumo do limão, vinagre e azeite no tempero das saladas.

Já se você não resiste a embutidos como salame, mortadela e salsicha, em receitas quentes ou fatiados no sanduíche, também há alternativa. Além de ir um pouco mais devagar com eles, é claro, já é possível escolher itens com teor de sódio diminuído o que pode ser verificado no rótulo desses produtos. 
O potássio na alimentação

Outra substância que deve ter seu consumo controlado por quem já sofre de insuficiência renal é o potássio. Embora seja um mineral muito benéfico na dieta de uma pessoa saudável, nos casos de problemas renais seu excesso também, como o de sódio, não é eliminado pelo organismo como deveria.

“Entre as consequências disso estão a fraqueza muscular, a incidência maior de câimbras e até o aumento das chances de problemas cardíacos”, explica a nutricionista. Por isso, nessas situações, é extremamente recomendada a consulta a um especialista que dê orientações sobre as melhores quantidades de alimentos ricos em potássio na dieta.

As proteínas, por sua vez, podem entrar na dieta, mas é bom que haja moderação, principalmente porque em excesso elas deixam resíduos de outras substâncias no sangue, dificultando o trabalho dos rins. Assim, ovos, peixes frescos e soja são opções melhores do que a carne vermelha, que é mais rica em proteína.

Por causa do inchaço naturalmente provocado pela doença, deve-se ter inclusive uma preocupação com o consumo de líquidos em excesso. Com base em exames, o médico pode estabelecer a melhor quantidade de chás, sucos, água e café para cada caso em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"