LilySlim Weight loss tickers

domingo, 8 de janeiro de 2012

Os benefícios do vinagre

Produto ajuda na digestão e tem baixa quantidade de calorias

O vinagre é conhecido por ajudar em diversas tarefas domésticas, dando uma mãozinha desde a limpeza da casa até a preparação e o tempero dos alimentos. Na culinária, entre os tipos mais usados pelo consumidor brasileiro estão os feitos à base de vinho e de maçã, cada um com cerca de duas calorias em uma colher de sopa. Além desse valor energético bem baixo, o vinagre em geral oferece diversos benefícios à saúde.

O balsâmico, por exemplo, é feito a partir da fermentação das uvas e estimula a produção de suco gástrico pelo estômago exatamente, a substância auxilia na digestão. “Para quem tem problemas digestivos, portanto, incluir o vinagre balsâmico no dia a dia é altamente recomendado”, diz a nutricionista Lorena Bastos Luquêsi.

Os vinagres feitos a partir da fermentação de frutas, aliás, como o de maçã também, são ainda antioxidantes. Ou seja, contêm substâncias que retardam o envelhecimento das células, melhorando a saúde da pele e prevenindo o aparecimento de tumores. Costuma ser atribuída ao vinagre de maçã, inclusive, a capacidade de auxiliar especialmente na própria digestão da gordura, facilitando a perda de peso. Os efeitos, claro, não são “milagrosos”. Por isso, é bom que seu consumo venha acompanhado de uma dieta equilibrada.

A presença da maçã na fórmula confere benefícios adicionais. A fruta contém, por exemplo, uma substância chamada pectina, que aumenta a sensação de saciedade após a refeição, diminuindo o apetite. “Para quem tem hipertensão, usados com moderação os vinagres são um bom substituto do sal para dar gosto ao alimento”, recomenda Lorena.
A restrição maior ao consumo de vinagres, no entanto, fica por conta de pessoas que sofrem de problemas como a gastrite. Por ser ácido, em excesso o produto é capaz de aumentar o desconforto.

Se você quiser se arriscar na cozinha e preparar um vinagre para chamar de seu, a receita é muito simples de fazer. É preciso apenas de uma pequena dose de paciência para aguardá-lo ficar no ponto.

 Vinagre caseiro de maçã

Ingredientes
- 5 litros de água purificada ou mineral
- 1 quilo e meio de maça Fuji
- 1 quilo de açucar (pode ser orgânico)

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador (a maçã deve ser cortada em pedaços pequenos ) Usar a maça inteira, com casca e sementes.

Colocar o conteúdo em um balde plástico limpo e higienizado e cobri-lo com um pano (o balde deve ter a capacidade maior do que cinco litros).
Durante 20 dias consecutivos, mexer o conteúdo com uma colher grande todos os dias.

Depois, por 10 dias, mexer o conteúdo em dias alternados. Em seguida, deixar o conteúdo repousar sem mexer por mais 10 dias. Após os 10 dias de repouso, coar o conteúdo do balde em pano bem limpo ou coador.
Engarrafar de preferência em vidro ou plástico higienizado.
Não feche totalmente o recipiente, pois o vinagre ainda vai fermentar mais um pouco.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"