LilySlim Weight loss tickers

domingo, 18 de maio de 2014

Casais inteligentes enriquecem juntos


Grande parte dos problemas de relacionamento dos casais começa no dinheiro no excesso ou na falta dele. Quando a renda do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia-a-dia tende a uma desagradável monotonia e qualquer proposta mais romântica que envolva algum gasto é cortada pela raiz. 

As dificuldades decorrentes desta escassez geram conflitos entre o casal, que nem sempre percebe que o problema é financeiro. A frase “o dinheiro não está sobrando” pode ser traduzida pelo outro como “falta de romantismo”, “relacionamento caindo na rotina”, “ele é um pão-duro”, “ela não tem controle”, ou “essa não é a vida que eu esperava”. A falta de dinheiro enterra sonhos.

O grande charme do dinheiro está no fato de ele raramente se mostrar claramente como o vilão da história. Se falta dinheiro para um jantar romântico, o problema percebido é a falta de romantismo; se falta dinheiro para renovar o guarda-roupa, o problema percebido é o desleixo; se falta dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema percebido é a falta de carinho. Todos culpados disfarçados de um erro comum: falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou de torná-lo suficiente.

Por outro lado, quando a renda do casal é maior, raramente os dois chegam a um acordo sobre os hábitos de consumo de um e de outro e sobre a melhor maneira de administrar as finanças, o que também origina conflitos. Um reclama dos hábitos perdulários do outro, que, por sua vez, acha que muitas conquistas do casal estão sendo adiadas em razão dos desperdícios do parceiro. E os motivos para conflitos e discussões explosivas vão se acumulando.

Uma vida a dois planejada e com objetivos é mais feliz. Tenho constatado isso nos depoimentos que recebo de leitores que conseguiram administrar bem suas finanças ao longo dos anos e hoje desfrutam de uma vida sem privações. Também tenho ouvido, consternado, pessoas com certa idade confessarem que, se tivessem aprendido no passado algumas simples lições sobre a administração de seu patrimônio, hoje teriam uma vida mais folgada financeiramente.

Dependendo do perfil financeiro de cada um de vocês dois, o relacionamento pode ter tudo para dar certo – inclusive financeiramente – ou tudo para ser uma verdadeira bomba-relógio. É preciso aprender a lidar com o perfil de seu parceiro e criar condições para que os sonhos sejam conquistados e comemorados a dois, sempre.

Compreendam melhor questões como:

• Os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo

• Dicas para presentear seu amor gastando menos

• Crises financeiras do relacionamento

• Vida a dois: até que ponto juntar tudo

• As finanças dos casais com filhos

• Planos de previdência e seguros

• Como lidar com a mesada

• Como resistir à tentação de gastar

• Como lidar com a herança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"