LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Nietzsche para estressados _ 28

O futuro influi no presente da mesma maneira que o passado.



O presente é um estado tão difícil de ser alcançado que a afirmação de Nietzsche não deveria nos chocar se analisássemos bem o que ele está dizendo. Ninguém duvida de que o passado tem influência no que somos, pois, juntamente com nossa herança genética, constituímos o produto de nosso caminhar pelo mundo.

No entanto, o futuro também nos molda, pois, tendo o passado nas costas, construímos o dia a dia de acordo com os objetivos que estabelecemos para nós mesmo. O ideal seria fazer com que o futuro não esteja muito distante de nossos atos - pois isso nos levaria ao terreno de eterna fantasia - e cuidar para que o passado não seja uma carga demasiado pesada.

Viver no passado às vezes pode se transformar em uma doença, que apresenta dois sintomas mais evidentes:


Melancolia recorrente. A evocação de bons momentos do passado pode ser uma fonte de prazer, mas, quando se torna um hábito, acabamos nos privando do presente, que deveria ser a fonte de nossas lembranças futuras.

Rancor. Manter abertas as feridas do passado impede que elas cicatrizem e não nos permite desfrutar o que acontece aqui e agora. Além disso, o tempo tende a deformar o acontecido e, às vezes, um episódio insignificante pode ganhar falsa importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"