LilySlim Weight loss tickers

sábado, 14 de janeiro de 2012

Você sabe o que é gota?









Gota não é apenas uma quantidade mínima de água ou de qualquer outro líquido. No vocabulário do consultório médico, trata-se também de um dos mais doloridos tipos de artrite, com inflamações que podem surgir na base do dedão do pé e nas articulações do calcanhar. Nesses casos, a alimentação adequada é uma das principais maneiras de amenizar os sintomas ou até mesmo prevenir a doença.

Isso porque, de acordo com a nutricionista Jocelem Salgado, professora de nutrição do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), as crises de gota são agravadas com o alto consumo de uma substância chamada purina. Assim, quem sofre com a doença deve evitar o consumo de alimentos como sardinha, salmão, anchova, bacalhau, caldo de carne, bebidas alcoólicas e molhos prontos – todos grandes fontes de purina (que, no organismo, é transformada em ácido úrico, acumulando-se nas articulações e causando a dor).

As bebidas alcoólicas, aliás, estimulam de diversos modos a formação do ácido úrico. Quem encontra dificuldade para não abusar das doses, deve procurar ao menos intercalar o consumo da bebida alcoólica com água e sucos, com bastante frequência e em boa quantidade. “As bebidas saudáveis facilitam a eliminação do ácido úrico pela urina, minimizando o possível acúmulo da substância nas juntas”, ressalta Jocelem.

Em geral, segundo a nutricionista, a dieta de uma pessoa que apresenta ou tem risco de sofrer de gota deve ser, ainda, moderada em proteínas, um pouco mais flexível em carboidratos e pobre em gorduras. “É que a gordura acima dos limites diminui a eliminação do ácido úrico, o que prejudica o tratamento”, explica.

Para saber as quantidades adequadas de cada tipo de alimento no cardápio, o recomendado é consultar um especialista para fazer uma avaliação mais completa. Mas há outros cuidados que já podem ser tomados mesmo antes disso. Um deles é evitar ficar muito tempo em jejum. Jocelem destaca que ficar longos períodos sem se alimentar é um hábito extremamente inadequado para quem sofre de gota porque o jejum também eleva a taxa de ácido úrico do organismo. Entre os alimentos que não comprometem e podem fazer parte do seu lanche, estão leite, chás, café, chocolate, queijos magros, ovos cozidos, manteiga e margarina, cereais, entre outros. Vale sempre lembrar que a melhor forma de consumi-los, porém, é dentro de uma dieta equilibrada.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"