LilySlim Weight loss tickers

sábado, 7 de janeiro de 2012

As cascas das frutas têm o poder

Você já deve ter ouvido que é na casca que se concentra a maior parte das fibras da maçã. No entanto, embora essa fruta suculenta leve a maior fama, ela não é a única a oferecer esse tipo de vantagem. Assim, na hora de preparar sucos, saladas ou a própria sobremesa, vale a pena pensar duas vezes antes de jogar a casca dos alimentos no lixo. Além de evitar o desperdício, a sua saúde é que vai sair ganhando.

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, entre os maiores benefícios das fibras presentes nas cascas das frutas estão o controle dos níveis de açúcar no sangue, a redução do colesterol ruim (LDL) e a ajuda ao funcionamento do intestino. “Ao consumir mais fibras, porém, é importante não se descuidar do consumo de líquidos. Caso contrário, o intestino pode prender”, ressalta Adriana.

Mas não são apenas as fibras que fazem a fama da casca das frutas. De um modo geral, elas oferecem cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A e C – a casca do melão, por exemplo, contém cinco vezes mais cálcio do que a sua apetitosa polpa.

Para saber como aproveitar cascas altamente nutritivas e que habitualmente não comemos, confira as nossas dicas.  Sempre lembrando da importância de lavar as frutas muito bem, para livrá-las de possíveis resíduos de defensivos agrícolas usados no cultivo.


Maracujá: da mesma forma que as de frutas como maçã e pera, sua casca contém pectina. A substância promove a sensação de saciedade mais rápido e reduz a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo. Para aproveitar a casca do maracujá, uma boa alternativa é em forma de farinha, que somente por suas fibras já é excelente para o funcionamento do intestino.

Fazer a farinha em casa é fácil. Deixe seis maracujás de molho por cerca de uma hora, em água com bicarbonato de sódio (uma colher de chá por litro). A seguir, lave os maracujás e descasque-os, cortando as cascas em tiras. Em uma assadeira, leve-as ao forno por cerca de 30 minutos, até ressecarem. Espere esfriar e bata as casas no liquidificador. A farinha é melhor conservada na geladeira, podendo ser usada em saladas, sucos ou no que mais você preferir.

 
Abacaxi: dura e de superfície irregular, a casca do abacaxi também pode ser usada. Ela é rica em vitamina C e em cálcio, ferro, potássio e cloro. Aprenda a fazer um suco da casca:

Ingredientes: Casca de um abacaxi, 2 litros de água, açúcar ou adoçante (se preferir).
Modo de preparo: lave muito bem a casca do abacaxi; leve para cozinhar em água; após o cozimento, bata no liquidificador, coe e adoce a gosto; complete com água gelada. O suco fica ótimo também misturado misturar à vitaminas e sucos do próprio abacaxi ou de outras frutas. Acrescentar duas folhas de hortelã quando bater no liquidificador deixa sabor ainda melhor.


Melão e Melancia: as cascas de ambos são ricas em vitamina C e podem incrementar o salpicão, por exemplo, melhorando a absorção do ferro presente no frango e em outros ingredientes.

Ingredientes:
- 5 xícaras (chá) de casca de melancia (ou melão)
- sal a gosto
- 500 gr de peito de frango
-  1/2 xícara (chá) de salsão (repolho ou alface ou acelga)
- 1/2 xícara (chá) de cebola
- salsinha a gosto
- 1 limão
- 1 pote de iogurte

Modo de preparo: lave bem a melancia, com auxílio de uma escovinha. Corte em pedaços e descasque. Rale ascascas e afervente-as em água e sal, até que fiquem macias (por aproximadamente, 10 minutos). Escorra e reserve. Cozinhe o peito de frango em água e sal, desfie e reserve. Corte em pedaços pequenos o salsão e a cebola. Pique a salsa e misture a casca de melancia, ao peito de frango desfiado, ao salsão e à cebola. Tempere com sal, limão e acrescente o iogurte. Sirva frio.

Banana: rica em vitaminas A, C e do complexo B. Para incrementar o feijãozinho, que tal uma farinha feita da casca da banana?

Ingredientes
- Cascas de banana
- Temperos para refogar
- Cebola e alho (opcional)
- Azeite para refogar
- Farinha de milho ou mandioca
- Sal a gosto

Modo de Preparo
Refogue em óleo ou azeite as cebolas até ficarem douradinhas. Pode refogar o alho juntamente com outro tempero que quiser, colocando sal a gosto. Coloque as cascas de bananas cortadas em cubo e deixe fritar um pouco. Adicione a farinha e vá mexendo até ficarem uniforme ascascas com a farinha.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"