LilySlim Weight loss tickers

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cinco refeições para combater a prisão de ventre

O desequilíbrio na alimentação é uma das causas mais comuns da dificuldade que algumas pessoas têm de ir ao banheiro. Se você sofre com esse problema, saiba que em boa parte das vezes pequenas mudanças no cardápio já são suficientes para se sentir bem melhor.

Assim, antes de procurar os remédios laxantes o que, aliás, somente deve ser feito sob orientação médica é essencial considerar de que maneira seus hábitos alimentares podem influir, deixando o intestino “mais preguiçoso”. É claro que, de acordo com a nutricionista Renata Perobelli, de São Caetano do Sul (SP), o uso de certos medicamentos e o próprio estresse também são capazes de estimular a prisão de ventre. Mas se nada disso é o seu caso, é bem provável que uma maior atenção à dieta ajude.

Respeitar os horários das refeições, seguir um cardápio rico em fibras e se lembrar de tomar água ao longo dia (mesmo que você não sinta sede, é importante beber em intervalos regulares) já contribuem muito. O consumo de alimentos ricos em probióticos, como iogurtes e bebidas lácteas fermentadas, é outro fator que contribui para a saúde do intestino. É que as também chamadas “bactérias do bem” atuam na regulação da flora intestinal, prevenindo vários problemas, inclusive a prisão de ventre.

Abaixo, a nutricionista dá sugestões de refeições indicadas para quem sofre com a constipação, uma para cada horário do dia. nos vários horários do dia para quem sofre com a constipação. Mas, se o problema persistir, o melhor é procurar um especialista:

Café da manhã: opte por uma mistura de iogurte com cereal integral, ameixas secas e castanha-do-pará. A receita rica em fibras obriga o intestino a trabalhar mais e o poder laxante da ameixa é bem conhecido. “As bactérias do bem presentes no iogurte levam, ainda, à produção de uma substância que reduz a acidez do intestino, o que também colabora”, diz Renata. Ela indica para a mistura básica cinco colheres de sopa de cereal integral em ¾ de xícara de chá de iogurte. Acrescente os outros ingredientes a gosto mas nunca mais de uma castanha- do-pará, que é um alimento muito calórico e no qual não se deve exagerar.

Lanche da manhã: nozes e biscoitinhos integrais são uma boa pedida. Além de boa quantidade de fibras, as nozes fazem parte do grupo das frutas oleaginosas, excelentes fontes de gorduras boas. A substância lubrifica o bolo fecal e permite que ele transite com maior facilidade pelo intestino. Vale para as nozes a mesma advertência já feita sobre a castanha-do-pará: não se deve exagerar na quantidade uma ou duas nozes já está ótimo.

Almoço: Renata sugere uma combinação de feijão, arroz integral, salada de brócolis com cenoura e filé de frango grelhado. Embora não seja rico em fibras, a exemplo dos outros itens do prato, o frango contém proteínas. “Por demorarem a ser digeridas, as proteínas também incentivam o trabalho do intestino”, esclarece a nutricionista.

No preparo da salada, o melhor é cozinhar os legumes no vapor ( caso você não prefira a cenoura simplesmente crua). O cozimento no vapor preserva melhor as vitaminas, os minerais e até mesmo as fibras presentes nos alimentos. Por sua vez, a cenoura é ainda mais rica em nutrientes se consumida crua.

Lanche da Tarde: bata no liquidificador ou peça na lanchonete mais próxima um suco de mamão, laranja e ameixa. As três frutas são ricas em fibras e possuem muita água. O líquido aumenta a vontade de ir ao banheiro e é essencial. “As fibras são necessárias, mas sem a água as fezes ficam mais ressecadas e são eliminadas com maior dificuldade”, diz Renata.

Jantar: se preferir algo mais leve nessa hora, um lanche que contenha pão integral com queijo branco e um suco de manga geladinho é uma boa pedida. A massa feita de farinha integral é mais nutritiva, contendo as fibras que as de farinha branca não apresentam. A manga é outra boa fonte de fibras, devendo ser consumida sempre bem madura, para que seus nutrientes seja mais bem aproveitados.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"