LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Nietzsche para estressados _ 48

Amigos deveriam ser mestres em adivinhar e calar: não se deve querer saber tudo.



Como a verdadeira amizade se fundamenta na admiração e no respeito mútuos, as palavras de Nietzsche destacam a discrição como uma característica necessária entre amigos. 
Grandes vínculos se quebraram pela insistência de uma das partes em fiscalizar a outra. 
No momento em que deixamos de ser companheiros para assumir um papel paternalista, algo se rompe na amizade.
 A naturalidade dá lugar à dominação e se estabelece um jogo de poder que não beneficia em nada a relação.
No âmbito das confidências, é importante que cada indivíduo tenha a liberdade de decidir quanta intimidade quer compartir com os demais.
Ultrapassar esse limite nos transforma em invasores e pode acabar causando desentendimentos. 
Um pensamento do escritor e filósofo Albert Camus, que curiosamente também é atribuído a Maimônides, reflete muito bem sobre o segredo da amizade: Não caminhe na minha frente, porque talvez eu não possa segui- -lo.
Não caminhe atrás de mim, porque talvez eu não possa guiá-lo.
Caminhe ao meu lado e seremos amigos.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"