LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Nietzsche para estressados _ 85

Quem vê mal sempre vê pouco. Quem escuta mal sempre escuta demais .



No poema intitulado “Razões adicionais para os poetas mentirem”, Hans Magnus Enzensberger criticou o uso que os seres humanos fazem da linguagem, nem sempre utilizada em prol da verdade.

Ele disse, por exemplo, que “o instante em que a palavra feliz é pronunciada nunca é o instante da felicidade”, talvez porque a felicidade exija uma entrega de todos os nossos sentidos para que possamos vivenciá-la. No momento em que queremos capturá-la, analisá-la e rotulá-la, permitimos que nos escape.

Sobre isso, o escritor e filósofo Eric Hoffer comentou: “A busca da felicidade é uma das principais fontes de infelicidade.” E o dito popular nos aconselha: “Se você quer ser feliz, não analise.”

Quando racionalizamos as vivências e buscamos intenções para elas, perdemos sua essência. Por isso Nietzsche nos lembra que, às vezes, só ouvimos o que queremos ouvir, já que o murmúrio das nossas ideias preconcebidas se sobrepõe à realidade, sempre mais simples que a opinião que formamos dela.

O exercício do filósofo – e de todos que desejam pensar com clareza – é corrigir sua visão para que seja a mais abrangente possível e não ceder às opiniões da maioria. 

2 comentários:

  1. otimo texto!!!
    adoro esse livro! consegui achar ele
    bjs

    ResponderExcluir
  2. que legal...ele eh muito bom mesmo...nao vai se arrepender...qualqr coisa eh soh clicar no marcador no blog e ler de traz pra frentes...vou por ele todo no blog...hehehe...

    bj bj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"